VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS: UM COMBATE A IGNORÂNCIA DO SÉCULO 19

Volta ao mundo em 80 dias é uma das obras mais valorizadas entre as já publicadas na carreira de Verne recebendo diversas adaptações para teatro e cinema.

banner-volta-ao-mundo

“A volta ao mundo em 80 dias” escrito por Júlio Verne em 1873 é, sem dúvidas, um grande expoente da literatura mundial. O autor retrata a vida e as experiências de um homem comum britânico que tenta fugir da obviedade e viver o que há fora das terras da rainha.

Verne apresenta o globo a Phileas Fogg, protagonista da obra, de uma maneira que ele se espanta com cada nova forma de Cultura e cada nova forma de vivência durante essa volta ao mundo.

A partir disso conforme Verne apresenta a realidade ao personagem principal, tornando-o mais vivido e definido com as novas maneiras de ver a sociedade. A volta ao mundo é um ponto de cisão na vida do protagonista, tirando-o da escuridão da caverna.

O mais interessante do livro “A volta ao mundo em 80 dias” é que no lugar de Fogg, poderia estar qualquer outro britânico de classe alta da época. Verne explora, e muito bem, a ignorância do homem quanto ao desconhecido e quanto isso afeta a vida de tal, podendo torná-lo obsoleto as alterações que o mundo sofre constantemente.

As informações não chegavam da mesma maneira que circulam hoje, logo, a ignorância dos homens quanto ao avanço da humanidade era a principal adversidade na evolução do pensamento social da época, o que foi muito bem trazido e transcrito por Verne enquanto apresentava essa volta ao mundo.

O autor se destacou dos demais escritores da época por questionar a maioria das coisas que as pessoas da época tinham como certas, como as limitações do mundo e a ideia de que todo o mundo já havia sido descoberto e que a realidade seria eternamente monótona.

Pode se dizer que algumas coisas que hoje temos como essenciais e nortes do nosso “pensamento crítico” foram adiantadas por Verne em pleno século XIX, o que pode ser comprovado em outras obras do autor como: A ilha Perdida, viagem ao centro da terra, vinte mil léguas submarinas, etc.

Livro:

comum-volta-ao-mundo

A Volta ao Mundo em 80 Dias

Júlio Verne
Editora Martin Claret
264 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin