1988: SEGREDOS DA CONSTITUINTE, RESENHA CRÍTICA DO LIVRO

Luiz Maklouf revela os bastidores políticos da Assembleia Nacional Constituinte1988. Segredos que influenciaram os acontecimentos politicos dos anos 20.

Banner-1988-constituinte

A metodologia utilizada pelo autor baseia-se integralmente em entrevistas feitas junto a nomes que protagonizaram a criação da Constituição Cidadã. Luiz Maklouf Carvalho, jornalista de formação, demonstrou-se suficientemente dotado do que é necessário para conduzir as mais de quarenta e três entrevistas que foram feitas ao longo da obra, interligando-as recorrentemente e não se atendo ao coleguismo com os entrevistados.

Apesar das volumosas entrevistas que ocupam grande parte do livro, o autor costurou-as de modo que as sistemáticas correlações entre essas não deixassem o autor refém de uma monotonicidade que poderia ser atingida com facilidade por um escritor inábil. A burocracia, característica arraigada no dialogo político, não é deixada de lado     na realização das entrevistas, entretanto é válido salientar que o tom “intimista” aplicado por Luiz Maklouf foi responsável por captar uma atenção especial do leitor para com os entrevistados.

Os diálogos feitos com as figuras políticas que atuaram ativamente na Assembleia Nacional Constituinte, não obstante tenham sido feitos trinta anos após esse acontecimento, não se restringem apenas ao passado, posto que o autor utiliza esse marco político para traçar um paralelo entre o que aconteceu e o que está acontecendo no cenário político brasileiro.

O fato de terem sido feitas três décadas após a promulgação da Constituição Federal, publicamente nominada de Constituição Cidadã e intimamente apelidada de Constituição Frankenstein, as entrevistas mostraram-se extremamente efetivas para desvendar as falhas intrínsecas à elaboração da Carta. A Análise crítica estimulada por Luiz Maklouf através de seus questionamentos, levou os mandatórios a pontuarem ao que ou a quem eles creditavam a ineficiência da Constituição, utilizando a exposição dos bastidores como um instrumento argumentativo.

 

 

 

Livro:

comum-1988-constituinte

1988: Segredos da Constituinte
Luiz Maklouf
Editora Record
504 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin