RESENHA: UM ESTUDO EM VERMELHO, SIR ARTHUR CONAN DOYLE

 

Resenha: Um Estudo em Vermelho. O livro responsável pelo nascimento do detetive mundialmente conhecido, Sherlock Holmes.

"Um estudo em vermelho"

“Um Estudo em Vermelho” é o primeiro livro de ficção policial escrito por Sir Arthur Conan Doyle em 1877. Pelo fato de Conan Doyle ser escritor e médico, ele possuía um grau elevado de conhecimento sobre o corpo-humano, o que contribuiu para o enredo, deixando a história mais próxima da realidade. Naturalmente, esse autor foi um grande escritor no campo da literatura policial, inspirando muitos outros a escreverem. Hoje, existem várias edições do livro, disponíveis em diferentes línguas. 

Apesar de ter sido escrito há mais de um século, o autor criou dois personagens que são até hoje altamente admirados e respeitados pelos leitores. Com tamanho sucesso, os personagens  Sherlock Holmes e Dr. John Watson ficaram mundialmente reconhecidos, inclusive foram feitas séries e filmes retratando as famosas histórias de Arthur Doyle. 

Sherlock Holmes, o famoso detetive, é um homem astuto, inteligente, arrogante, com um raciocínio extremamente rápido e uma dedução e assimilação dos fatos impressionante. É amigo de Dr. John Watson, um ex-médico do exército inglês, que conhece Holmes quando está a procura de alguém para dividir um apartamento. Rapidamente, Watson se encanta pelo trabalho e pela habilidade de Sherlock e passa a acompanhá-lo nas investigações. Essa amizade está presente em todos os livros, filmes e séries, passando a ser uma “marca especial” do autor. 

Assassinato misterioso

Narrado por Dr. Watson, o livro “Um estudo em vermelho” se passa na Inglaterra e apresenta um crime até então sem solução. Inclusive a Scotland Yard, polícia inglesa, precisou convocar  Sherlock Holmes para ajudá-los com as investigações. Um homem é encontrado morto em uma casa abandonada, com uma expressão aterrorizante. Sem sinais de ferimentos, a vítima tinha ao redor de seu corpo manchas de sangue. Na parede, a palavra “RACHE”, que significa vingança em alemão, estava escrita com sangue. Por fim, havia uma aliança feminina na cena do crime, porém as pegadas no chão eram de sapatos masculinos.  

Estrutura do livro

Aliás, uma curiosidade dessa obra é que ela é dividida em duas partes. A primeira consiste no detalhamento do assassinato e as descobertas realizadas. Já a segunda parte, abordada o estilo de vida dos mórmons que vivem na zona rural dos Estados Unidos, desenvolvendo até o ponto em que descobrem o verdadeiro motivo por trás do assassinato. 

Das folhas às telas

Ao longo da narrativa, as análises feitas pelo ilustre Sherlock Holmes são fascinantes, prendendo o leitor cada vez mais na história, tanto para saber quem foi o criminoso, quanto pela maneira como ele investiga, impressionado todos com sua inteligência extraordinária. O êxito dessa obra foi tamanho que a Fox Film Corporation produziu um filme em 1993 chamado “A study in scarlet”, título original em inglês, traduzido para o português como “Um estudo em vermelho”.

Livro:

"Um estudo em vermelho" UM ESTUDO EM VERMELHO

Sir Arthur Conan Doyle

Editora Melhoramentos

120 páginas

 

 

 

 

Link para vídeo da resenha no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=vet1WThL998

4 comentários em “Um Estudo em Vermelho – Sir Arthur Conan Doyle”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin