Petrus Logus mostra que o conhecimento é a chave de tudo.

 

O filósofo Augusto Cury utiliza Petrus Logus para fazer uma crítica a sociedade e para falar sobre equilíbrio interior

 

POR: ELISA ALVES

PUBLICADO EM: MEU CATÁLOGO DE LIVROS

O livro Petrus Logus traz por meio de uma trama que mistura distopia, aventura, autoajuda e fantasia, uma reflexão sobre o futuro da humanidade, nosso consumo exagerado, sobre a nossa ignorância em relação ao meio ambiente e seus recursos, e nossa constante vontade de olhar apenas para nos mesmos e o que é importante apenas para o “eu” sem ao menos pensar nas pessoas ao nosso redor.

Capa do livro Petrus Logus - O Guardião do TempoPetrus Logus – O Guardião do Tempo, escrito por Augusto Cury, foi lançado em 2014 pela editora Saraiva e se passa em um mundo pós-terceira guerra mundial ocasionada pela ganância e consumo excessivo da geração do século XXI  que esgotou todos os recursos naturais e levou o planeta a ser consumido por guerras em busca do que sobrou. Os líderes mundiais queriam então exercer domínio sobre os poucos recursos que restaram para garantir assim seu poder e supremacia. E o que isso gerou? Uma guerra nuclear que disseminaria nações, tecnologias, conhecimento e populações praticamente por completo, diminuindo a humanidade de bilhões para apenas milhares.

No reino pós-apocalíptico, os governantes junto com seus conselheiros decidiram que o que levou a humanidade a cometer tantas atrocidades e a sua própria destruição foi a busca incessante pelo conhecimento, que criou pessoas que viviam da sede de poder, escravidão emocional, sem empatia nenhuma e completamente egocêntricas. Logo, eles extinguiram todas as formas de conhecimento: livros foram proibidos, escolas passaram a não existir e toda a tecnologia restante foi destruída.

Petrus Logus é filho do Rei Apolo, líder do Reino de Cosmus que governa sem compaixão e nem piedade junto de seus conselheiros corruptos, e diferente do seu irmão gêmeo que cresceu sendo instruído por generais e sábios do rei sobre como manejar a espada e sobre a arrogância do seu sangue nobre, ele foi instruído por Malthus, um sábio que burla as leis do rei para ensinar o menino sobre a história humana, o valor do conhecimento, de pensar por si mesmo e de ser justo acima de tudo. Dessa maneira, Petrus Logus se torna um homem com ideias revolucionárias, que questiona as atrocidades que seu pai e seus conselheiros cometem, e por isso era constantemente ignorado e humilhado por eles, se afastando cada vez mais da linha de sucessão.

Petrus Logus acha assim conforto em meio aos plebeus, onde ele faz amigos e encontra o amor de sua vida, Nátila, porém por ser um homem muito impulsivo, ter colidido diversas com seus pais e seus sábios, por essa vida dupla e ouros fatores, ele é enviado para um manicômio e lá, ao invés de se enfraquecer como todos esperavam, ele fica mais forte e começa uma revolução silenciosa no dentro do reino de Cosmus. Essa revolução irá mudar a vida de todos, mas para isso e enquanto isso, Petrus deverá aprender a domar uma outra fera.

” …um povo que desconhece a sua história está condenado a repetir os mesmos erros.” – Petrus Logus – O Guardião do Tempo, Augusto Cury

Mesmo com pouca ação o autor consegue envolver o leitor através do Petrus Logus, que é um personagem que está em crescimento, construção e constante aprendizado. As batalhas externas que ele enfrenta, a sua vontade de mudar o mundo, sua sede por conhecimento e o que ela agrega a ele e aqueles a sua volta são pontos curiosos que nos fazem refletir sobre o mundo ao nosso redor e sobre para onde estamos caminhando como humanidade, e além disso, o fato de ele estar ao mesmo tempo tentando descobrir quem ele é e desenvolver um equilíbrio interno, certamente nos faz começar a refletir sobre quem somos e como nossa maneira de pensar e agir demostram isso, e que a busca desse equilíbrio interior é essencial para entendermos esses fatores.

Quando o autor afirma que Petrus Logus é uma incógnita, ele não mentiu: hora ele parece um herói, mas hora ele parece apenas um menino perdido tentando entender sua missão. E nós embarcamos nessa busca junto com ele, por meio de frases filosóficas e de auto ajuda que dentro do livro auxiliam Petrus e no mundo real nos fazem refletir sobre nossa realidade e nós mesmos, já que o livro aborda temas desde preconceito e escravidão até sobre abuso de poder e problemas de um passado muito anterior ao nosso. Quando terminei esse livro, tive a vontade de abrir a porta de casa e ir mudar o mundo, mas a mudança tem que ser primeiro interna e ao seu redor, da mesma maneira que Petrus faz, ensinando e refletindo junto de seus amigos. E, a partir daí, causar a revolução.

Um livro cinco estrelas com um enredo envolvente e mais atual do que nunca.

 

Augusto Cury

 

Foto do escritor e psiquiatra Augusto Cury

 

 

 

Augusto Cury é médico, psiquiatra, pesquisador e escritor. Seus livros são publicados em mais de 70 países e já vendeu mais de 30 milhões de livros apenas no Brasil, sendo que em 2014 tinha 10 de seus livros entre os mais vendidos do país, sendo eles Felicidade Roubada, Armadilhas da Mente, O Futuro da Humanidade, Em Busca do Sentido da Vida, entre outros. Dr. Augusto criou o AGE – Academia De Gestão da Emoção online, com treinamento e cursos com ferramentas de Gestão da Emoção desenvolvidas por ele em seus 30 anos de pesquisa. Em 2016 teve seu livro O Vendedor de Sonhos, que recebeu o prémio de melhor ficção em 2009, pela Academia Chinesa de Literatura, transformado em filme, com atores como César Troncoso e Dan Stulbach, com boa aprovação da crítica. Foi considerado o autor mais lido da década no Brasil pela revista IstoÉ e pelo jornal Folha de S. Paulo.

 

Se você quiser saber mais sobre o livro, é só assistir o vídeo:

 

2 comentários em “Petrus Logus – O Guardião do Tempo”

  1. Nossa, nunca tinha ouvido falar do livro mas sua resenha me despertou muita curiosidade! Parabéns, de vdd…já entrou na minha lista de livros para ler kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin