Extraordinário, livro escrito por R. J. Palacio. Confira a resenha. 


Extraordinário, conta a história de August Pullman. Ele é um menino fora dos padrões sociais, por isso tem que enfrentar diversos desafios.

 

  O extraordinário, em resumo conta a história de August Pullman, também conhecido como Auggie. Ele é menino de 10 anos que nasceu com uma deformação facial e teve que passar por diversas cirurgias para conseguir sobreviver. Sendo assim ele sempre estudou em casa com sua mãe lhe ensinando.

  Depois de alguns anos, e muita insistência de seus pais, ele decidiu entrar na Becheer Prep, uma escola de verdade. Além disso, o protagonista é uma criança simpática, gentil, educada e inteligente. Todavia ao entrar no quinto ano, ele se deparou com a dificuldade de ser aluno novo, em uma realidade nova, e ainda ter uma aparência diferente dos demais estudantes.

August conversando com sua mãe. Cena do filme

  Auggie com o passar dos anos acabou acostumando com as pessoas olhando de forma estranha para ele, por causa de sua condição genética. Consequentemente na nova escola a situação não é diferente, pois ele tem que lidar com as piadas e brincadeiras de mal gosto sobre seu rosto.

  Ao longo da trama é mostrada a construção da relação dele com os outros alunos, tanto com os seus novos amigos, Summer e Jack Will, quanto com seu inimigo, Julian . Durante o extraordinário também é apresentado o ponto de vista de outros personagens em relação ao August e sua entrada na escola, sendo esses sua irmã Olivia, Summer, Jack Will, entre outros.

 

Menino Extraordinário

  Apesar do protagonista ser um menino com aparência incomum ao entrar na Beecher Prep ele quer conquistar as pessoas e provar que ele é um menino igual aos demais. Em primeiro lugar a situação é complicada por ser algo fora do comum para ele que estava acostumado a aprender em casa, e não ter muitos amigos. Posteriormente com o decorrer da história a relação do Auggie com os outros alunos se torna cada vez melhor e ele consegue mostrar quem ele realmente é.

  O livro também mostra que as situações de preconceito e bullying de fato acontecem na vida real, apresentando essas através dos conflitos entre o protagonista e Julian.  Ademais, a história apresentada é de superação, pois o protagonista enfrenta diversos obstáculos durante a vida. Como exemplos disso, as cirurgias que ele teve que fazer, o preconceito enfrentado e a exclusão dos outros estudantes. Porém, ele continua sendo um menino extraordinário.

  Com isso, extraordinário é muito mais que um livro, ele traz reflexões e aprendizados importantes, como a necessidade de lidar com a diferença e também uma mensagem sobre sempre ser gentil com o próximo. Dessa maneira a obra marcou a vida de muitas pessoas.

Quer saber mais sobre essa história? Aqui está um vídeo que conta mais sobre a história

 

August nos cinemas

  O Extraordinário apresenta uma história muito boa e interessante, levando o filme a fazer tanto sucesso que esse acabou ganhando uma adaptação para os cinemas. Esse foi exibido nas telonas no ano de 2017. Os principais atores do filme são Jacob Tremblay, como August, Julia Roberts como Isabel Pullman, Noah Jupe, como Jack Will, entre outros atores. Nesse sentido o longa, com mais de 1 hora de duração também fez muito sucesso em sua estreia.

Um pouco sobre a autora

  A respeito da escritora, R. J. Palacio, tem 57 anos, mora em Nova York, com seu marido e seus dois filhos. Durante anos trabalhou como designer gráfica, mas depois de algum tempo decidiu escrever sua primeira obra, Extraordinário.  Para escrever esse livro a autora se inspirou em histórias reais de crianças que tem a síndrome de Treacher-Collins. Por fim, além do Extraordinário R. J escreveu também outros livros, como “O capítulo de Julian”, “365 dias extraordinários”, entre outros.

  Tá afim de ler resenhas de outros livros? Clique aqui para ser acessar o site meu catálogo de livros.

Livro:

Rosto do August em um fundo azul. Capa do livro.Extraordinário 

R.J.Palacio 

Editora: Intrínseca

Ano: 2012

320 páginas

 

 

3 comentários em “Extraordinário, livro escrito por R. J. Palacio. Confira a resenha.”

  1. Amei a resenha, este livro e o filme são simplesmente inrciveis, trazem uma mensagem extremamente importante porque são coisas que acontecem geralmente em escolas/faculdades de fato!

  2. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, apenas vi o filme, porém quero muito ainda entender o mundo de Auggie através do livro, ansiosa para comprar o livro depois da sua resenha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin