Resenha do livro Mentirosos

“Bem-vindo à bela família Sinclair.”

Informações gerais sobre o livro Mentirosos

O livro Mentirosos foi escrito pela autora E.Lockhart e publicado pela editora “Seguinte” no Brasil em 2014. O livro foi um sucesso e muito elogiado por diversos jornais e revistas. John Green, autor de “Quem é você, Alasca?”, comentou que o livro é “Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente”.

livro-mentirosos-resenha
Foto do livro Mentirosos

 

Os personagens e onde se passa a estória do livro Mentirosos

O livro Mentirosos é narrado em primeira pessoa pela personagem Cadence. Cadence faz parte da família Sinclair, uma família tradicional muito rica, que segue uma série de regras visando manter sua aparência e prestígio. O patriarca da família, avô da nossa narradora, tem suas três filhas competindo por uma maior parte da sua herança. Isso faz com que elas, muitas vezes, usem seus filhos com a finalidade de se aproximar da riqueza do patriarca. Cadence, sendo a neta mais velha, é a principal candidata para herdeira, mas desde cedo se mostra incomodada com as exigências da família.

A família Sinclair tem uma ilha particular onde todos se reúnem durante o verão. É nessa ilha que os primos, Cadence, Miriam, Johnny e Gat (um amigo do Johnny), passam por altas aventuras. O grupo de primos, que se denominam de “os mentirosos”, passam o verão inteiro grudados, mas quando voltam cada um para para suas casas, ninguém mais mantêm contato. Assim, a relação próxima entre eles só existe quando estão na ilha.

O enredo do livro Mentirosos

O livro Mentirosos tem como temática principal, um grande enigma que deixa o leitor curioso para o desfecho da narrativa. Cadence, 17 anos, começa a narrar a estória a partir de memórias que ela tem de suas viagens para a ilha particular da família e de suas aventuras com “os mentirosos”. Contudo, durante uma dessas viagens para a ilha, quando Cadence tinha 15 anos, ela sofre um acidente, fazendo com que ela ficasse hospitalizada por um tempo.

Esse acidente teve muitas consequências para a saúde de Cadence. Ela passou a viver lidando com trauma e fortes dores de cabeça. O grande mistério está no fato de que Cadence não consegue lembrar de jeito nenhum o que aconteceu com ela naquela verão. Ela pergunta para seus pais o motivo do seu acidente mas eles não revelam por uma orientação médica, como um meio de amenizar o processo traumático. Com isso, Cadence tenta entrar em contato com seus primos em busca de respostas, mas não obteve retorno.

A narradora viaja para a Europa com seu pai para tentar se tranquilizar e esquecer a situação, mas ela permanece inquieta e angustiada com o mistério envolvendo sua última viagem para a ilha. Todavia, dois anos depois do acidente, Cadence decide voltar para lá em busca de respostas. Quando chega, os mentirosos agem como se nada tivesse acontecido.

O enredo acompanha a jornada de Cadence na ilha, procurando por pistas e tentando lembrar o que teria acontecido com ela durante aquele verão. O livro Mentirosos tem um desfecho surpreendente, que com certeza irá impactar o leitor envolvido no grande mistério.

Últimas considerações

Em conclusão, a autora faz um ótimo trabalho em encaixar todas as informações que foram entregues durante o andamento do enredo, na revelação final. Durante a leitura, é difícil formular teorias em relação ao grande mistério de Cadence. Isso acontece pois o enredo não gira apenas em torno do enigma, tentando, em partes, desconectar e afastar o leitor da temática principal, fazendo com que o desfecho seja ainda mais emocionante e surpreendente.

Recomendação: Se você gosta do livro Mentirosos, recomendo a leitura de “Quem é você, Alasca?“.

Você também pode assistir ao vídeo dessa resenha: youtu.be/4RpHb7OKN_0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin