GATUNAS: CONFIRA A RESENHA DO LIVRO DE KIRSTEN SMITH

Conheça mais sobre o livro Gatunas, o romance infanto-juvenil de Kirsten Smith que conta a história de três garotas com um hobby bem diferente: roubar!

banner-gatunas

Gatunas conta a história de três garotas, Elodie, Tabitha e Moe, que vivem conflitos internos e externos enquanto precisam sobreviver ao tão conturbado Ensino Médio. Acontece que, ainda que possuam muito diferentes personalidades e estilos, as protagonistas acabam criando a mesma válvula de escape para fugir dos problemas que possuem nesse universo: o roubo.

Parece loucura, né? Mas esta é a maneira que cada uma delas encontra de aliviar a tensão e o estresse de suas vidas. Mas, é claro que com um hábito complicado como esse, as Gatunas não conseguiriam ficar impunes por muito tempo e acabam, uma por vez, sendo pegas em flagrante pela polícia.

O início de uma forte amizade

Para não sempre presas prometem atender a uma espécie de “Ladras Anônimas” e trabalhar em suas recuperações mentais e psicológicas. Como já era de se esperar, o trio atende às aulas da reabilitação sem a mínima crença de qualquer melhora.

No entanto, durante este período, elas que se conheciam de vista por estudarem no mesmo colégio, terminam percebendo que são mais parecidas do que imaginavam. As protagonistas deixam de lado os estereótipos nos quais se encaixavam anteriormente. Moe era conhecida como a “drogada” da escola, Tabitha como a mais popular e Elodie era simplesmente invisível.

Com a aproximação do trio protagonista que compõem as Gatunas é que verdadeiramente começa o desenrolar da trama. E para quem pensou que elas iriam realmente se empenhar em largar o roubo de uma vez por todas, se enganou tremendamente. A forte identificação e a amizade inesperada só as motiva ainda mais a praticar roubos e furtos de níveis superiores. Tudo isso em uma excitante forma de competição.

É bastante interessante acompanhar a evolução das personagens e as suas relações conflituosas com outras tão icônicas figuras que aparecem no desenrolar de Gatunas. Ainda que o desfecho do enredo não seja surpreendente, ele não deixa a desejar e serve como um importante aviso, especialmente para a faixa-etária foco do livro.

Gatunas também é série!

Para aquelas que gostarem da trama e quiserem se envolver ainda mais com as aventuras das Gatunas, a Netflix lançou recentemente uma série inspirada na história escrita por Kirsten Smith. Com 10 episódios, o show estrelado por Brianna Hildebrand (Elodie), Kiana Madeira (Moe) e Quintessa Swindell (Tabitha) teve 50% de aprovação no Rotten Tomatoes, que é conhecido por suas críticas em produções audiovisuais.

 

 

Livro:

comum-gatunas

Gatunas – Amizade Não Tem Preço. O Resto A Gente Pode Roubar.

Kirsten Smith
Editora Astral Cultural
272 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin