RESENHA DO LIVRO A REVOLUÇÃO DOS BICHOS POR GEORGE ORWELL.
A história de “A Revolução dos Bichos” se passa na Granja do Solar. Os bichos, pelos maltratados do dono da fazenda, decidem assumir o controle.
O livro se trata de um romance satírico, escrito pelo britânico George Orwell. Foi lançado em 1945, já foi traduzido para diversas línguas e é um dos livros mais vendidos no Brasil.
Resumo
A história de “A Revolução dos Bichos” se passa na Granja do Solar. Os animais, cansados de serem maltratados pelo dono da fazenda, decidem assumir o controle e expulsar o Sr. Jones. Liderados pelos porcos – considerados os animais mais espertos – os animais compartilhavam o ideal de igualdade e, após a revolução, implantaram um regime Animalista na agora chamada Granja dos Bichos.
O princípio básico do “Animalismo” era “quatro pernas bom, duas pernas ruim” – regime este que pode ser visto como uma comparação ou até uma crítica ao Stalinismo.
Logo após a revolução dos bichos, as coisas estavam fluindo muito bem. Como em toda sociedade, instituíram leis, convocaram assembleias, além de dividirem as atividades entre os animais. Porém, os porcos- que representavam os trabalhadores intelectuais- começaram a possuir mais privilégios que os demais. Eles tomavam a maior parte de leite e e ainda roubavam maçãs para sua alimentação.
Sr. Jones, que ainda não tinha se dado por vencido, voltou para tentar retomar a posse da granja, desta vez acompanhado de alguns amigos armados com espingardas. Então, os animais novamente conseguiram expulsá-los e mantiveram o poder.
Ao longo da obra “A Revolução dos Bichos”, os porcos passam a viver na antiga residência dos Jones, e começam a apresentar características do antigo dono da granja. Os animais viviam em uma espécie de ditadura- tinham cada vez menos comida e mais trabalho e foram proibidos de cantar a música que fora criada para revolução “Bichos da Terra”.
E então, os porcos decidiram criar relações comerciais com os seus maiores inimigos – os homens. Tempos depois, passaram a andar em duas pernas e assumir outras características humanas, tornando-se tão corruptos quanto o próprio Sr. Jones.
Conclusão
A história é uma crítica ao regime comunista adotado em 1917 pela União Soviética, e mostra como o poder pode subir à cabeça de alguém em um cargo de liderança, corrompendo as boas intenções e, portanto, fazendo as pessoas agirem somente em benefício próprio.
Livro:
A revolução dos bichos
George Orwell
Editora Companhia de Letras
152 páginas