QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA

Quarto de Despejo é uma obra que reúne relatos escritos em um diário por Carolina Maria de Jesus entre 1955 e 1960.

 

A autora Carolina Maria de Jesus
A autora Carolina Maria de Jesus (Foto: Divulgação)

O livro

Publicado a partir de relatos da própria autora em um diário entre os anos de 1955 e 1960, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada conta a dura realidade vivida por Carolina Maria e por outros moradores da favela do Canindé, em São Paulo. Todavia, Carolina não lida com o pesar da vida de modo dramático e depressivo. Contrariamente, a autora é assertiva e escolhe seguir em frente e procurar uma solução provisória para seus problemas. Entretanto, ao longo do texto, Carolina também depara com a raiva, com o cansaço e com a revolta de não se sentir capaz de suprir as necessidades básicas da família.

Por fim, o livro gerou um importante impacto social e chamou a atenção para questões urgentes, como o saneamento básico, a fome e miséria nas favelas. Quarto de Despejo foi publicado em mais de 40 países, tornando-se um dos livros brasileiros mais conhecidos no exterior.

 

O livro Quarto de Despejo publicado pela editora Ática.
O Livro Quarto de Despejo. (Foto: Reprodução)

A autora

Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914, em uma comunidade rural em Sacramento Minas Gerais. Porém, com a morte da mãe em 1937, Carolina se viu impelida a migrar para São Paulo. A escritora viveu boa parte de sua vida na favela do Canindé, na Zona Norte da capital paulista, sustentando seus três filhos como catadora de papelão.

Contudo, apesar da falta de oportunidades, a autora aprendeu a ler e escrever. A atividade acabou virando sua válvula de escape em meio a uma vida pautada pela fome, a miséria e a violência. 

Em 1958, a mineira foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que fazia uma reportagem sobre o dia a dia na favela. Ele se encantou com o trabalho de Carolina, mas sobretudo um em especial, que acabou levando o título de “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”.

 

Livro:

comum-quarto-de-despejo

Quarto de despejo: Diário de uma favelada
Carolina Maria de Jesus
Editora Ática
173 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin