Prisioneiras

Drauzio Varella (1943) é um médico cancerologista, pesquisador e escritor brasileiro. Tornou-se conhecido pelas campanhas que fez contra o tabagismo e por ser o pioneiro na divulgação dos meios de prevenção à AIDS.

Antônio Drauzio Varella nasceu em São Paulo, no dia 3 de maio de 1943. Filho do contador José Varella e neto de imigrantes espanhóis da Galícia, ficou órfão de mãe aos 4 anos de idade.

Prisioneiras o terceiro livro da trilogia de histórias sobre o trabalho de Drauzio Varella na Penitenciária Feminina da Capital, em São Paulo, Drauzio conta com detalhes como foram suas infâncias, relações familiares e como essas mulheres se renderam ao crime.

O livro revela de maneira transparente, verdadeira e simples como se o próprio leitor estivesse tendo uma conversa com elas. Em todas as consultas medicas que Drauzio relata podemos conhecer um pouco de cada historia e como chegaram lá.

Drauzio encerra sua trilogia literária alcançando as mulheres encarceradas a protagonistas. O livro trata historias de mulheres que estão no mundo do crime na maioria dos casos por conta de seus parceiros, inclusive na maioria das vezes tentando levar drogas para seus companheiros nas penitenciárias, mas que são esquecidas quando são elas que se vêem do outro lado.

As histórias nos fazem refletir sobre questões sociais e morais, essas situações por vezes tão diferentes da nossa realidade quando iniciamos a leitura parece um mundo muito distante, mas que na verdade pode acontecer com qualquer pessoa que prefira o caminho mais ‘’fácil’’. O livro vem carregado de criticas a sociedade principalmente ao machismo que impera nesse universo e o abandono pelas famílias e cônjuges principalmente quando o preso é uma mulher, ele diz que com os homens esse descaso como falta de visitas não acontece como com as mulheres, um relato do livro ‘’Tudo que acontece no pavilhão é comigo. Sou eu pra cá, eu pra lá, eu pra colá o tempo inteiro. Ainda enlouqueço nesse inferno. Cadeia foi feita pra homem, Doutor mulher não tem procedimento. Aqui elas brigam até por um lugar no varal pra pendurar calçinha’’

Cada capítulo o autor traz um questionamento profundo sobre a influência do meio como cada escolha da nossa vida tem um retorno.

link de saída: Resenha do livro Prisioneiras de Drauzio Varella – YouTube

Link interno: Doka Cursos – Baixe Aqui (dokacomunicacao.com.br)

 

Alunas: Julia Matuk e Lilian Mendes

Turma: 1RPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin