OS HOMENS EXPLICAM TUDO PARA MIM

Em Os Homens Explicam Tudo Para Mim, Rebecca Solnit
debate o termo mansplaining e como isso influência a violência conta a mulher.

 

No livro, Rebecca explica como o conhecimento das mulheres é muitas vezes questionado e até mesmo silenciado pela suposta sabedoria dos homens.
Capa do livro Os Homens Explicam Tudo para Mim, Rebecca Solnit – 2014 (Foto: Reprodução)

O Livro

Em “Os Homens Explicam Tudo Para Mim” – nome do texto que inicia o livro de Rebecca Solnit – a autora usa uma situação constrangedora, vivida por ela e uma amiga, para explicar como o conhecimento das mulheres é muitas vezes questionado e até mesmo silenciado pela suposta sabedoria dos homens. No caso em questão, um homem passou uma festa inteira falando de um livro que ela deveria ler, sem que ela tivesse a chance dizer que ela era a autora.

A partir da obra e da identificação provocada por ela, surge a expressão mansplaining. O termo refere-se a situações em que homens explicam para uma mulher algo que ela já sabe ou tem até maior propriedade sobre o assunto.

É através dessas percepções que Rebecca constrói sua narrativa, falando a respeito da prática de silenciar mulheres e trazendo a tona a importância de nomear as violências contra as mulheres, como cultura do estupro e senso ao sexo. O livro nos faz perceber como esses casos não são isolados, mas na verdade seguem um padrão.

Por fim, a escrita de Solnit faz o livro fluir de maneira rápida e interessante. Uma leitura rica, que traz reflexões sobre temas que precisam vir à tona e ser discutidos diariamente. 

A Autora

Rebecca Solnit é uma jornalista e historiadora estadunidense, que já escreveu diversas obras abordando assuntos como ambiente, política, artes e comportamento. Destaque dentro do movimento feminista pós-moderno, Rebecca demonstra ser uma pensadora radical. Neste livro, a autora reúne alguns de seus textos publicados em blog até 2014, ano do lançamento do livro.

 

Livro:

comum-leitura-feminista

Os Homens Explicam Tudo Para Mim
Rebecca Solnit
Editora Cultrix
208 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin