O PEQUENO PRÍNCIPE: UMA REFLEXÃO SOBRE A VIDA DENTRO DE UMA HISTÓRIA

Saiba um pouco mais sobre as reflexões que existem em O Pequeno Príncipe, a obra mais famosa de Antoine de Saint-Exupéry.

 

banner-o-pequeno-principe
Ilustração de O Pequeno Príncipe (reprodução)

A obra conta a história de um menino que vive sozinho em um pequeno planeta e faz viagens pelo universo, conhecendo outros planetas e seus habitantes. Esse contato com outros seres leva o pequeno príncipe a aprender coisas novas e deixam algum aprendizado.

O Pequeno Príncipe de é um livro de fácil leitura, pois possui uma linguagem simplificada e belas gravuras. O livro é categorizado como infantil, mas não se engane, este livro não é uma leitura direcionada primariamente para as crianças.

Reflexões

Em uma das passagens mais famosa do livro, o príncipe encontra uma raposa e com ela tem um diálogo interessantíssimo e que nos deixa uma ótima reflexão: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.

Esta afirmação traz consigo um questionamento: Qual a importância das nossas atitudes na vida de outras pessoas? e Seria possível que você fosse responsável pelo sentimento que as outras pessoas têm sobre você?

Uma vez que você cativou alguém, se tornara eternamente (no sentido de uma constância) responsável por isso, devendo cuidar, proteger e se dedicar, sem prazo definido. Além disso, a reflexão vai mais a fundo, se você gera bons sentimentos ao meio será recompensado com aquilo que emana, se você gera sentimentos ruins também se refletira ao seu entorno.

Durante o livro é normal que o leitor discorde do escritor, como por exemplo: “Como eu posso ser responsável pelo sentimento que outra pessoa tem por mim? ” O autor usa uma metáfora interessante para responder a essa pergunta. Se você plantar uma rosa e a regar, ela se tornara totalmente dependente de você, de modo em que se você parar de tomar os cuidados que inicialmente eram feitos, ela irá morrer. Do mesmo modo, podemos associar ao sentimento que você faz despertar em alguém e se tornar responsável por ele.

Em suma, O Pequeno Príncipe é uma história poética que fala sobre o dia a dia, sobre amizades, amores, desejos e erros da vida. O livro mostra que muitas pessoas vivem em um mundo completamente próprio e que não dão real valor as coisas simples da vida.

 

Livro:

comum-o-pequeno-principe

O Pequeno Príncipe
Dom Marcos Barbosa
Editora Agir
93 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin