RESENHA – “AS MELHORES SELEÇÕES ESTRANGEIRAS DE TODOS OS TEMPOS”

“As Melhores Seleções Estrangeiras De Todos Os Tempos” é um almanaque para os amantes de futebol que gostam de saber sobre o que já passou no mundo da bola.

maradona-levantando-a-taça

O livro “As Melhores Seleções Estrangeiras De Todos Os Tempos” escrito por Mauro Beting é, mais uma de suas grandes obras, um almanaque necessário para os apaixonados por futebol, principalmente por seleções, que gostam de saber sobre tudo que já passou e deixou marcas no mundo da bola.

Seleções conhecidas são citadas no livro

Nele, é possível os destaques das seleções estrangeiras que mais marcaram a história do futebol, como a Hungria de Puskas (1954), a Holanda (1974) de Johan Cruyff, que ficou mundialmente conhecida como laranja mecânica, a Itália de Baggio (1994), que mesmo sendo vice-campeã da Copa perdendo para o Brasil foi uma seleção marcante e a lendária Argentina de Diego Armando Maradona (1990), quando o principal rival da Seleção Brasileira venceu sua única copa.

Além disso, o autor analisa taticamente as seleções mostrando o esquema tático, a movimentação de cada jogador e o padrão de jogo, sendo ele defensivo ou ofensivo, de cada uma das equipes e mostra o que aconteceu futuramente com as seleções após as Copas.

Um destaque muito interessante é a ironia que Mauro Beting utiliza para descrever alguns momentos de jogos, principalmente os momentos onde a pancadaria acontecia sem nenhuma piedade.

Qual objetivo eu julguei como o principal?

O principal objetivo do livro, em minha opinião, vai muito mais além de mostrar a história deixada por essas seleções, ele mostra o quanto o futebol evolui ao longo do tempo e, mesmo assim, os personagens do passado não são esquecidos. Fico bastante impressionado com o grande trabalho de pesquisa que Mauro Beting fez para explicar, com todos os detalhes, as maneiras de cada um jogar e se posicionar no campo, quantos gols, onde jogava e, já citado anteriormente, o que aconteceu no futuro.

Como já foi dito anteriormente, é um livro necessário para os amantes de futebol que querem ter mais contato com histórias de Copas, padrão de jogos e personagens importantes. 

 

 

Livro:

comum-selecoes-estrangeiras

As Melhores seleções estrangeiras de todos os tempos

Mauro Beting
Editora Contexto
240 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin