LIVRO “OS MISERÁVEIS”: UMA HISTÓRIA DE LUTA, ESPERANÇA, SONHO E AMOR
O livro “Os Miseráveis” foi escrito pelo célebre francês Victor Hugo no século 19. O romance narra a história trágica do protagonista Jean Valjean.
O livro “Os Miseráveis”, escrito por Victor Hugo, é um romance que conta a história de Jean Valjean. O protagonista é um homem comum que furta um pão para alimentar sua sobrinha faminta e acaba pagando por isso pelo resto de sua vida. Valjean, mesmo depois de cumprir sua pena na cadeia, continua a ser perseguido e toma uma atitude drástica para mudar de vida.
Valjean muda de identidade e torna-se dono de uma fábrica na Alemanha, onde ninguém o conhecia. Jean Valjean constrói uma nova trajetória. Apesar disso, Valjean é assombrado diariamente pela ideia de ser encontrado pela polícia.
Na fábrica, Valjean conhece a jovem Fantine, que trabalha como costureira para sustentar sua filha, Cosette. Após problemas na fábrica, Fantine é despedida e se vê sem alternativa. A personagem vende seus pertences e começa a viver na noite de Paris. Fatine juntava cada centavo que conseguia e enviava ao casal que cuidava de sua filha, para que assim Cosette pudesse ter uma vida mais afortunada que a sua.
Fantine adoece e Jean Valjean com dó da jovem, promete buscar Cosette e cuidar dela como se fosse sua própria filha. E assim o fez. Valjean cuidou e criou Cosette com muito carinho e sem deixar faltar a para a criança.
O tempo passa, Cosette cresce e conhece um jovem revolucionário chamado Marius, por quem se apaixona. Marius estudou a história da República e do Império Napoleônico e por isso adotou os ideais democráticos e revolucionários e ia para as ruas lutar por esses ideais.
Marius e Cosette se casam anos depois. Jean Valjean passa a morar sozinho e acaba adoecendo fortemente. Sabendo disso Cosette foi visitá-lo. Ao chegar lá, Valjean estava a beira da morte. Ao ver Cosette, presença da filha sente-se aliviado e morreu em seus braços.
Durante toda a narrativa do livro “Os Miseráveis”, Jean Valjean se mantém um homem íntegro, de muita bondade. O protagonista cumpre a sua palavra ao criar Cosette como sua filha e honra a sua dignidade.
Livro:
Os Miseráveis
Victor Hugo
Editora Martin Claret
1511 páginas