INTRUSOS: AS TRISTEZAS DA VIDA NOS QUADRINHOS PARA GENTE GRANDE

Intrusos foi lançado em 2015 e escrito por Adrian Tomine e captura a essência dos problemas cotidianos adultos em seis contos em histórias em quadrinhos.

banner-intruso

Intrusos foi lançado em 2015 mas chegou apenas em março de 2019 nas livrarias brasileiras. Escrito por Adrian Tomine, o livro conseguiu capturar a essência verdadeira dos problemas cotidianos adultos. Feitos em seis conto, todas em histórias em quadrinhos .

É exemplo de HQ com temas mais maduros que se aproximam do gênero de crônica.O livro é ilustrado com algumas páginas sendo em preto e branco e outras coloridas.

Intrusos mostra os lados obscuros da vida dos personagens retratados: seus medos, angústias, tristezas e decepções.  Os seis contos de Intrusos não estão interligados. Eles se assemelham no tom amargo de realidade e uma visão detalhada das relações interpessoais e os conflitos internos.

Os contos:

Intrusos começa com o emocionante conto “Hortescultura” que narra a vida melancólica e infeliz de Harold.  Insatisfeito com seu trabalho como jardineiro, ele passa a criar esculturas que são compostas por plantas. 

A trama do conto gira em torno de sua tentativa de tentar vender esta ideia e como sua família lida com o sonho de mudança. O conto já caracteriza perfeitamente o que Adrian Tomine quis narrar. Os quadrinhos de Intrusos são secos e diretos ao ponto.

Mesmo recheados de emoções, o livro ao mesmo tempo possui um distanciamento e uma abordagem não muito sentimental, parecendo pouco empática.  Se compõe com uma visão crua da dor humana. 

Em um próximo conto, “Amber Sweet”(feito completamente em cores), vemos uma personagem que passa a ser zoada e perseguida em sua faculdade por ser parecida fisicamente com uma atriz de filmes adultos, a Amber Sweet.

Toda a história retrata sua tentativa de fugir dessas comparações e brincadeiras, mudando completamente de vida. 

São dois contos que podem exemplificar o que é Intrusos. Com uma simples linguagem em uma conversa na cama após o sexo, na mesa de jantar, ou apenas uma reflexão interna do personagem.

Todos os seis contos parecerem reais na concepção que temos da vida de um norte-americano. Podendo até traçar (em alguns contos) similaridades com uma realidade mais próxima de nós, num contexto brasileiro. 

Adrian Tomine é um renomado cartunista da Califórnia.  Já ilustrou diversas capas da New Yorker e já conquistou 11 prêmios do Eisner, uma das principais premiações de histórias em quadrinhos.

 

 

Livro:

comum-intruso

Intrusos – Contos
Érico AssisAdrian Tomine
Editora Nemo
128 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin