HO’OPONOPONO – O SEGREDO DA CURA HAVAIANA” RESENHA DO LIVRO

Escrito pelos renomados Dr. Luc Bodin e Maria- Elisa Hurtado- Graciet, “Ho’oponopono- O segredo da cura havaiana” é um guia para prática do Ho’oponopono.

As 4 frases do Ho'oponopono

Para a leitura deste texto, sugiro que escute este mantra. Escrito pelos renomados Dr. Luc Bodin e Maria- Elisa Hurtado- Graciet, “Ho’oponopono- O segredo da cura havaiana” é um guia para os interessados no aprofundamento de técnicas espirituais que envolvem a prática do Ho’oponopono, um método de origem havaiana que tem como fundamentos principais a libertação, a cura, o perdão, a compreensão e o amor.

Em pleno século XXI, onde os índices de estresse, depressão e ansiedade nunca foram tão altos, se apegar a técnicas e instrumentos que facilitem um estado de paz e evolução tornam o dia a dia, as tarefas e os objetivos muito mais leves e felizes. Com este livro, é possível conhecer não apenas os conceitos, mas também as meditações guiadas, a origem e os pilares do Ho’oponopono.

Introdução

O livro começa introduzindo o leitor à história e aos princípios do Ho’oponopono, explicando como e quando este método pode se encaixar em inúmeros momentos de nossas vidas.

As situações vão desde a ansiedade por uma situação futura e uma grande decisão, até problemas financeiros e familiares. O mantra mais famoso do Ho’oponopono consiste nas 4 frases de purificação: sinto muito, me perdoe, eu te amo e sou grato. Estas frases têm como objetivo justamente a limpeza das memórias que nos trazem tanto sofrimento, dor e ansiedade. Não se pode viver em paz quando todas as situações do dia a dia estão ligadas a memórias ruins. Mas, para isso, também é necessário assumir a responsabilidade por cada memória negativa que existe dentro de nós.

O Ho’oponopono nos liberta e nos ensina a partir para um novo nível de consciência e conexão mente-corpo.

As 4 frases

As frases “Sinto muito! ” E “Me perdoe”, funcionam como um pedido de desculpa pelos acontecimentos causados por nossos pensamentos negativos. As memórias negativas nos aprisionam. Mas, este pedido de desculpas funciona tanto para nós mesmos quanto para a Vida. É importante dizer que não existe culpado, não existe bem e mal nessa história. O que existe são pessoas, que vivem, pensam e possuem experiências distintas. Portanto, para o Ho’oponopono, nenhum destes problemas é criado de propósito.

Um espírito livre de pensamentos e memórias erradas constrói uma mente perfeita. Quando seus pensamentos são perfeitos sua realidade torna-se repleta de amor e alegria. Uma mente carregada de memórias negativas é aquela que só vê tristeza e dor no mundo.

As frases “Sou grato! ” E “Eu te amo” são responsáveis por enviar energias de amor e gratidão à Vida, à Deus, e às memórias. Sem as lembranças e pensamentos errados, não seria possível saber o que havia de errado dentro de nós. Devemos ser gratos por elas também.

Note que, o Ho’oponopono fala sobre Deus, mas, em outras palavras, ele refere-se à divindade que existe dentro de cada um de nós. Note que não é sobre uma figura determinada, um dogma ou uma religião, muito pelo contrário. O Ho’oponopono preza pela liberdade individual de cada ser. Por que, segundo os autores Deus é sobre a parte divina que reside em nosso interior, nossa essência. Todos somos seres divinos.

As partes do ser

A próxima parte do livro destina-se a conscientizar o leitor exatamente sobre isso: as diferentes partes do nosso ser. A composição do nosso espírito, aquilo que faz com que sejamos seres de luz e repletos de divindade. Como o Ho’oponopono possui raízes havaianas, esta parte é explicada de acordo com as tradições e da origem da prática.

Sendo assim, segundo o Ho’oponopono, nossa identidade é composta por 4 elementos, que por sua vez, são: o subconsciente ou Unihipili, que, traduzido do havaiano, significa “criança”. Esta parte do nosso ser corresponde à nossa parte emocional; o consciente, ou Uhane, que significa “mãe”, correspondente ao intelecto; o superconsciente, ou Aumakua, que significa “pai”, correspondente à nossa alma; e por fim, Deus ou inteligência divina, que é aquilo que “se encontra em cada ser e que nos conecta a todos”. Todos somos um.

Esta parte do livro é uma das minhas favoritas, por que mostra como cada parte se conecta, nos tornando seres tão complexos e perfeitos. Em seguida, somos apresentados às sessões de purificação e limpeza. Tudo para que nossas vidas e nosso dia a dia estejam cada vez mais livres de memórias erradas, rodeados de luz e amor.

As ferramentas de limpeza

Além disso, também existem as ferramentas de limpeza do Ho’oponopono propostas pelo Dr. Len, com um guia completo de respirações, orações, e até mesmo receitas.

A água azul solar, por exemplo, pode ser feita usando um recipiente de vidro azul e um pedaço de papel. Essa água é excelente para limpar as energias ruins do nosso corpo, assim como as memórias erradas. Outro ritual bastante fácil de ser praticado é a ducha do amor, que só necessita da força do nosso pensamento para funcionar..

Ho’oponopono no dia a dia

A próxima parte do nosso guia espiritual destina-se a se aprofundar cada vez mais nas situações em que o Ho’oponopono pode nos ajudar no dia a dia. Afinal, todos passamos pelos mesmos problemas, ansiedades e questões que nos levam ao sofrimento. Somos um. No livro, são apresentados os mais comuns, como um problema no relacionamento, relações familiares conturbadas, a preparação para um encontro de trabalho, um problema de sobrepeso, etc.

O livro nos traz a melhor maneira de lidar com cada situação, de acordo com os preceitos do Ho’oponopono. Porém, é importante reforçar que o livro salienta que o Ho’oponopono não substitui nenhum tipo de terapia ou acompanhamento psicológico/médico. Ele é um guia, um auxílio para intensificar ainda mais o trabalho destes profissionais, que é indispensável.

O Ho’oponopono pode funcionar como um faixo de esperança, um suspiro de alívio, um lugar seguro em que podemos exercitar o amor, a paciência e a compreensão por exemplo. Porém, jamais substituindo ou se equiparando a nenhum procedimento recomendado por seu profissional da saúde.

Caminhando para o final do livro, enfim chegamos às conclusões dos autores e a uma parte destinada apenas à meditação guiada, com longos mantras para diferentes objetivos, como a conexão com sua criança interior, a técnica Z-point, etc. Enfim, podemos concluir que “Ho’oponopono- O segredo da cura havaiana”, é um guia completo para aqueles que desejam ser introduzidos à essa poderosa ferramenta de cura e encontrar a própria luz.

 

 

 

Livro:

comum-hoponopopo

Ho’oponopono – O Segredo Da Cura Havaiana
Dr. Luc Bodin
Editora Vozes
99 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin