HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL: A HISTÓRIA DO BRUXO QUE ENCANTOU O MUNDO

Escrito por J. K. Rowling, em 1997, o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro de uma série de sete capítulos que encanta o mundo desde 1997.

banner-harry-potter

Harry Potter e a Pedra Filosofal é um livro escrito pela britânica J. K. Rowling, foi publicado em 26 de junho de 1997. Ele conta a história de um órfão, Harry Potter, criado e constantemente maltratado pelos tios, que descobre apenas no seu décimo primeiro aniversário que na verdade é um bruxo. A história foi adaptada em filme em 2001, e fez tamanho sucesso que retirou a autora do anonimato e transformou a vida de milhares de pessoas, com um total de sete capítulos.

A história

Primeiramente, tudo começa com a introdução da história de Harry. Ao mesmo tempo conhecemos a família que cuida do garoto atualmente. Tudo irá se desenvolver, no entanto, na noite do décimo primeiro aniversário de Harry.

Sem receber nenhuma lembrança de seus tios, uma carta misteriosa é designada para ele. Depois de muito relutar com seus tios, ele é surpreendido e recebe um convite da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. A partir daí, ele irá conhecer a sua verdadeira história.

Inicialmente, seus tios não queriam deixar com que Harry se apresentasse à escola.  Eles sabiam da origem de seus pais e do perigo que a vida de bruxo apresentaria ao garoto, e não queriam se envolver nisso. No entanto, é Hagrid, um ser de tamanho anormal, sendo identificado como meio-humano e meio-gigante, que os convence. Ele visita Harry durante uma fuga dos Durnsley e o convence a se envolver com a nova aventura, que transformará a sua vida.

Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts

Durante a ida à escola, Harry pega um trem misterioso em Londres, batizado de Expresso de Hogwarts. Nele, o garoto é apresentado a Ronald Weasley e Hermione Granger, os dois personagens que o acompanharão durante toda a trama. Ele acaba se tornando extremamente famoso no mundo mágico por ter sobrevivido ao ataque de Voldemort, o lorde das trevas, que assombrava o mundo bruxo. Foi nesta noite que os pais de Harry foram mortos e ele recebeu uma cicatriz na sua testa, em formato de raio, que o conecta diretamente com Voldemort.

Em conclusão, Harry Potter participa das diferentes aulas de Hogwarts, onde é apresentado cada vez a mais detalhes do mundo bruxo. No primeiro ano os alunos possuem sete matérias: Transfiguração, Feitiços, Poções, História da Magia, Defesa contra as Artes das Trevas, Astronomia e Herbologia.

Ao se desbravar pela escola, Harry, Hermione e Rony acabam descobrindo a existência da Pedra Filosofal, um artefato lendário com poderes fantásticos. Ele é capaz de transformar qualquer metal em ouro puro e até mesmo produzir um elixir da vida. Para recuperá-la, os protagonistas deveriam passar por sete obstáculos.

Os passos para encontrar a pedra

1- Primeiramente deve-se é passar pelo monstruoso cachorro de três cabeças, fofo, que foi cedido por Rúbeo Hagrid e guarda a entrada do local onde a pedra está armazenada.
2- Na sequência existe uma planta, o Visgo do Diabo, cedida pela professora Pamona Sprout e que aprisiona e estrangula quem a tocar.
3- O próximo desafio, cedido pelo professor Flitwick, configura a necessidade de se encontrar uma chave correta entre as centenas que voavam pela câmera.
4- Posteriormente, é necessário vencer um mortal tabuleiro de xadrez de bruxo, encantado pela professora McGonagall.
5- Deve-se então passar por um trasgo montanhês, cedido pelo professor Quirrell. Na história, porém, Harry e Rony acabam encontrando o monstro vagando pela escola e o conseguem derrotar depois de descobrirem que o prenderam no banheiro feminino junto com Hermione.
6- Na sequência, um enigma desenvolvido pelo professor Snape configura a necessidade de escolher a poção certa que faria a pessoa passar para a última etapa.
7- Enfim, em etapa elaborada pelo diretor Dumbledore, apenas o bruxo que tinha as intenções de não usar a pedra e sim encontrá-la, poderia a obter por meio do reflexo do espelho de Ojesed.

Dessa forma, Harry se encontra com o professor Quirrell, que possuía Voldemort como um parasita atrás da sua cabeça. É aí que protagonista e antagonista são colocados cara a cara pela primeira vez no livro.

Enfim, são os heróis que conseguem ficar com a Pedra Filosofal. Imediatamente, Harry a entrega para Dumbledore, que decide em comum acordo com Nicolau Flamel, o criador do artefato, em destruí-la. A destruição do artefato culminou na morte do alquimista e de sua esposa.

Opinião

Em suma, eu imagino que a melhor palavra que descreve a obra de J. K. Rowling é mágica. A princípio, por mais óbvio que pareça, as aventuras de Harry e seus amigos nos colocam em um novo universo e são capazes de nos fazerem esquecer dos problemas do dia a dia. Eu tenho certeza que quem teve a oportunidade de ler o livro ainda como criança ficou esperando ansiosamente pela sua carta de Hogwarts aos 11 anos. Para a nossa tristeza, no entanto, esta nunca chegou e provavelmente nunca chegará.

Ainda assim, a quantidade de detalhes e aspectos absolutamente brilhantes deste novo universo, faz com que tenhamos cada vez mais vontade de desbravar o mundo ao lado de Harry Potter. Por outro lado, cabe destacar que o universo do bruxo não está limitado apenas às obras que recebem o seu nome. A autora britânica também realizou o lançamento de livros como “Quadribol Através dos Séculos”, “Harry Potter: As artes das trevas” e “Animais Fantásticos e Onde Habitam”.

Posteriormente, a adaptação de Harry Potter no cinema, em 2001, além de apresentar a história para mais pessoas, também coroou a vida artística de nomes como Daniel Radcliff, Rupert Grint e Emma Watson, que interpretam os três protagonistas nas telonas. Eles foram escolhidos ainda como crianças para viverem os três personagens e literalmente cresceram junto com a trama.

Da mesma forma, com grande expectativa, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” tenta repetir o sucesso alcançado por Harry Potter no cinema. Da mesma forma, com livros menos famosos, J. K. Rowling tenta contar a história de Newt Scamander, um excêntrico magizoologista que carrega uma maleta cheia de animais mágicos coletados em suas viagens pelo mundo. Em conclusão, ele acontece em uma espécie de prelúdio da obra mais famosa da autora.

Se interessou?

Você pode adquirir o livro na Amazon aqui no Brasil, por R$ 23,99, ou em praticamente qualquer livraria. Bem como a coleção completa, com os sete capítulos, também está disponível, com preço sugerido a partir de R$ 119,90. Você não vai se arrepender!

 

 

Livro:

comum-harry-potter

Harry e a Pedra Filosofal
J.K Rowling
Editora Rocco
264 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin