Resenha do livro Como eu era antes de você

Como eu era antes de você, uma história de romance que vai fazer você se apaixonar

foto da capa do livro como eu era antes de você

 

O livro Como eu era antes de você de Jojo Moyes é uma obra apaixonante que retrata a história de Louisa Clark, uma jovem de 26 anos sem muitas ambições que mora em uma cidade no interior da Inglaterra. Em uma casa pequena, Louisa mora com sua mãe, seu pai, sua irmã, seu sobrinho e seu avô. Louisa trabalha em um café, que não paga muito, mas que o salário ajuda nas despesas da casa. No começo da história Lou aparece namorando Patrick, um atleta que parece mais interessado em suas corridas do que com seu relacionamento, que claramente não anda nada bem.

Em um dado momento da história, o café que Louisa trabalha precisa fechar as portas e Lou acaba ficando desesperada para arranjar um emprego novo, porque precisa ajudar a sustentar sua casa, porém ela não tem muitas habilidades a não ser a de saber lidar e conversar com as pessoas, pois no café vivia conversando com os clientes e falando de sua vida. Com isso, Lou procura o Centro de Desempregados e acaba aceitando o único emprego que lhe resta levando em conta sua habilidade de lidar com pessoas: ser cuidadora de um tetraplégico por seis meses.

Ao aceitar o emprego, Lou vai fazer a entrevista em uma grande mansão e acaba sendo contratada para o trabalho devido sua energia cativante. A partir disso, Lou conhece Will Traynor, um homem de 35 anos que ficou tetraplégico por causa de um acidente de moto. A história deixa bem claro que antes de sofrer o acidente, Will era um renomado advogado de Londres que amava viajar com sua namorada e praticar esportes radicais, e que ele se sente muito infeliz por ter se tornado tetraplégico, pois já não pode mais viver sua vida como antigamente.

Os primeiros encontros de Louisa com Will na história, não são nada amigáveis, pois Will se tornou um homem amargurado e mal-humorado que acha que não precisa de uma cuidadora e por isso acaba tratando Louisa muito mal. Apesar de todas as situações chatas que Louisa passa com Will no decorrer da história, essa não desiste do emprego e decide tratar o Will do mesmo jeito que este o trata para tentar fazer com que sua vida se torne menos insuportável ao lado dele.

No entanto, ao longo da história, a relação entre eles começa a mudar, pois Will começa a olhar Louisa com outros olhos e percebe o quanto ela é divertida, assim como Louisa começa a perceber que Will não é tão ruim quanto pensava e que só é desse jeito por conta de sua péssima condição de vida. Percebendo isso, Louisa tem a ideia de preparar atividades para o Will, para fazer com que ele se sinta mais vivo e para que sua vida se torne menos monótona. Neste momento da história Lou começa a olhar Will com outros olhos, percebendo que ele é engraçado e atencioso e que da até mais atenção pra ela do que seu próprio namorado, o que faz ela terminar com ele, ou seja, Lou começa a se apaixonar por Will, assim como ele por ela.

Porém em um certo momento, a história muda, quando Lou descobre que Will quer cometer suicídio e que havia dado seis meses para seus pais para que aproveitassem o tempo com ele, a partir daí, Lou fica desesperada e começa a querer convencer Will de que sua vida pode ser boa se ele ficar do lado dela e começa a planejar diversas coisas para provar pra ele. Porém, mesmo após tudo que Louisa planeja, em uma viagem Will fala para Louisa que não irá voltar atrás em sua decisão e que a história deles nunca teria futuro, porque ele não se sentia ele mesmo.

No final da história, o pior acontece, Will morre e acaba deixando todos devastados, porém apesar da história de Will não ter tido um final feliz, ele fez questão de que a história de Louisa Clark, sua amada, fosse diferente, ele garante que ela e sua família terão ótimas condições de vida e a encoraja a sair de seu estilo de vida acomodado, para assim viver uma vida que vale a pena ser vivida.

A história deste livro é apaixonante, e assim como muitos outros livros, nos faz pensar o quanto precisamos construir a história da nossa vida de uma forma que valha a pena, pois nunca sabemos quando ela pode mudar de percurso.

História da autora do livro:

Autora do livro como eu era antes de você

Pauline Sara Jo Moyes, mais conhecida como Jojo Moyes é uma jornalista e romancista britânica e nasceu em Maidstone na Inglaterra. Estudou na faculdade Royal Holloway, da Universidade de Londres. Em 1992 recebeu uma bolsa financiada pelo The Independent para frequentar o curso de pós-graduação de jornalismo na City University, em Londres. Com 51 anos, é uma das poucas autoras que já ganhou duas vezes o Premio Romance do Ano atribuído pela Associação de Romancistas e que foi traduzida em 28 idiomas diferentes.  Em 2018 foi anunciado que a história de seu livro Como eu era antes de você teria uma adaptação cinematográfica que fez o meior sucesso.

Confira o vídeo para conhecer melhor o livro:

 

 autora da resenha  Autora da resenha: Luísa Dimas

5 comentários em “Resenha do livro Como eu era antes de você”

  1. Marina Morth Cursino

    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas a partir da sua resenha imagino que seja tão bom quanto o filme. Ótima resenha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin