AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: A HISTÓRIA E A SAGA DE SETE LIVROS
As Crônicas de Nárnia é uma obra do autor irlandês C. S. Lewis, que conta as aventuras dos irmãos Pevensie no mundo fantástico de Nárnia.

Em As Cronicas de Nárnia, C. S. Lewis trata de conceitos cristãos e faz usufruto de recursos linguísticos lúdicos, que em suma mesclam elementos da mitologia nórdica e grega. A princípio, a obra é dividida em sete livros que foram escritos separadamente, contudo hoje já é possível encontrar os livros em um único volume.
Os contos eram pouco conhecidos no Brasil, entretanto se tornaram os mais vendidos do país após o lançamento do filme “As Crônicas de Nárnia – O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa”. Com o sucesso, o filme se tornou uma franquia produzida pela Fox, no entanto foi cancelada após o terceiro filme.

Os sete livros foram ilustrados por Pauline Baynes, que foi apresentada a C. S. Lewis por meio de J. R. R. Tolkien, autor de “O Senhor dos Anéis”. Lewis escreveu o primeiro livro “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” sem intenção de escrever uma continuação da história. Contudo, quando decidiu dar continuidade a obra, Lewis resolveu resgatar um pouco da história que não foi contada no primeiro livro. Consequentemente, acrescentando novos contextos e personagens aos livros que se seguiram, portanto a ordem sugerida de leitura não segue a cronologia de publicação.
Por fim, uma das frases marcantes de um dos livros é:
“No seu mundo tenho outro nome. Você tem que aprender a me reconhecer lá.” – Aslan
Nesse sentido, Aslan é comparado a Cristo.
Publicações (em ordem cronológica)
1950 – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa;
1951 – O Príncipe Caspian;
1952 – A Viagem do Peregrino da Alvorada;
1953 – A Cadeira de Prata;
1954 – O Cavalo e seu Menino;
1955 – O Sobrinho do Mago;
1956: A Última Batalha.
Trailers dos filmes lançados
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa:
Príncipe Caspian:
A Viagem do Peregrino da Alvorada:
Livro:
As Crônicas de Nárnia
C. S. Lewis
Editora WMF Martins Fontes
752 páginas