HAMLET: ANÁLISE DA OBRA E TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Resumo de Hamlet com considerações, uma das maiores obras de Shakespeare. Descubra todo o mundo do teatro e suas curiosidades.

imagem-william-shakespeare

A frase “ser ou não ser ou não ser” é popularmente conhecida. Por isso, ao longo do texto, vamos pontuado cenas importantes, além de trabalhar com seus significados. A obra se inicia em um cenário de tristeza no reino da Dinamarca, já que o grande rei tinha há pouco falecido. Seu filho, que dá nome ao título da obra, alega ter visto seu fantasma e assim, jura descobrir a verdade sob o mistério que envolve a morte do pai. A estratégia utilizada pelo jovem foi se fingir de louco, mas conforme mergulhamos na análise de Hamlet, percebemos que essa linha é tênue. 

Ao decorrer dos atos, a peça vai se tornando mais esclarecedora, acontecem muitos monólogos e o personagens expressam abertamente seus pensamentos. Hamlet é um personagem enigmático, ao mesmo tempo que jura vingança da morte do pai, também rejeita alguns costumes antigos. Por exemplo, o personagem desconfia que a seu pai tenha sido assassinado pelo tio, Cláudio, mas ao invés de simplesmente planejar a morte de Cláudio, ele arquiteta uma peça de teatro para ver s consegue atingir os sentimento do tio de alguma maneira, tendo assim a certeza de que ele é o culpado. 

Análise de Hamlet

É importante lembrar que a obra se passa em um tempo onde tudo era resolvido na base da guerra, e também da vingança. No entanto, essa expectativa é quebrada, já que o personagem principal decide ir por outros caminhos conforme os atos, tornando essa uma das obras de Shakespeare mais conhecidas.

Continuando com esse pensamento, o principal consegue descobrir que, realmente, Cláudio foi culpado, mas ao invés de matá-lo diretamente, ele aguada e pensa, sempre refletindo sobre as questões da vida e qual a importância da morte. Esse discurso está diretamente atrelado ao pensamento de suicídio. 

Essa figura, que busca a verdade acima de tudo, utiliza as artimanhas da linguagem para atingir seus objetivos. Um resumo de Hamlet é a semelhança com seu tio Cláudio, que apesar de assumir o posto de rei, segue sendo um diplomata. Por isso, querendo ou não, fazendo uma análise de Hamlet, o personagem está dividido entre a realidade que vive e quem realmente é. 

 

 

 

Livro:

comum-hamlet

Hamlet
William Shakespeare ;
Editora Penguin
320 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar
Pin